No dia 20 de setembro de 2009, a partir das 9h, no Auditório São Joaquim, em Lorena (SP), foi realizada a Jornada comemorativa dos 50 anos do Movimento Focolares no Brasil e 45 anos da Primeira Mariápolis realizada na região Sul/Sudeste, em 1964, nessa cidade.
Cerca de 250 pessoas de Guaratinguetá, Lorena, Aparecida, Roseira, Potim, Taubaté, Tremembé, Pindamonhangaba, Piquete, Cruzeiro, Cachoeira Paulista e Lagoinha participaram do encontro. Entre os participantes (crianças, adolescentes, jovens e adultos), estavam dois diáconos e quatro sacerdotes e, de São Paulo, vieram os focolarinos Fabiano, Rino e Klesi e a voluntária Adenéa.
Dentro da espiritualidade do Movimento, o tema da Jornada “A Sua casa entre nós”, enfatizou as experiências concretas de construir a presença de Jesus em nosso meio e de ser família, no sentido mais amplo, que ultrapassa os laços de sangue, alarga os relacionamentos e nos faz irmãos e irmãs, na família de Deus.
Durante todo o dia, era visível que cada um dos presentes abraçou, logo e com alegria, essa meta e, nessa atmosfera cada momento foi se delineando e enriquecendo a jornada.
A programação incluiu um breve relato sobre a Mariápolis de 1964 em Lorena, com testemunho de pessoas participaram daquele primeiro encontro na região; um resumo da História do Ideal de Chiara Lubich e várias experiências da vida, não só no campo familiar e pessoal como também nos âmbitos profissionais, com outras famílias e na sociedade onde estão inseridos.
Nesta jornada também foi apresentado o trabalho de Cidade Nova, editora do Movimento que divulga a Cultura da Fraternidade através de sua revista “Cidade Nova”, dos livros, vídeos e CDs. Os participantes foram motivados a assinar a revista e contribuir para a irradiação desta “obra da Obra” (visto que o Movimento dos Focolares também é chamado Obra de Maria).
No período da tarde, o arcebispo de Aparecida Dom Damasceno esteve na Jornada, dirigiu uma saudação carinhosa aos participantes, ressaltando a relevância do tema “Sua Casa entre Nós” e que a família deve ter sempre a presença de Deus para que produza bons frutos na sociedade.
Dom Damasceno manifestou o desejo de que, no próximo ano, a Jornada seja em Aparecida, e encerrou sua participação saudando o bispo de Lorena, Dom Benedito Beni dos Santos, que presidiu a missa de encerramento, às 16h30.
Entre as impressões deixadas, por escrito, pelos participantes, destacamos a de um jovem da Fazenda Esperança:
“Venho de uma espiritualidade Adventista, mas nunca estive com o coração tão aberto e receptivo. Devo tudo isso aos ensinamentos focolarinos. O ecumenismo apresentado aqui é algo realmente divino. É impossível não se contagiar com Jesus no meio. Se algum dia alguém me perguntar onde estava Jesus no dia 20 de setembro de 2009, eu saberei responder: Ele estava aqui, em Lorena!!!”