No dia 20 de setembro de 2009, a partir das 9h, no Auditório São Joaquim, em Lorena (SP), foi realizada a Jornada comemorativa dos 50 anos do Movimento Focolares no Brasil e 45 anos da Primeira Mariápolis realizada na região Sul/Sudeste, em 1964, nessa cidade.
Cerca de 250 pessoas de Guaratinguetá, Lorena, Aparecida, Roseira, Potim, Taubaté, Tremembé, Pindamonhangaba, Piquete, Cruzeiro, Cachoeira Paulista e Lagoinha participaram do encontro. Entre os participantes (crianças, adolescentes, jovens e adultos), estavam dois diáconos e quatro sacerdotes e, de São Paulo, vieram os focolarinos Fabiano, Rino e Klesi e a voluntária Adenéa.
Dentro da espiritualidade do Movimento, o tema da Jornada “A Sua casa entre nós”, enfatizou as experiências concretas de construir a presença de Jesus em nosso meio e de ser família, no sentido mais amplo, que ultrapassa os laços de sangue, alarga os relacionamentos e nos faz irmãos e irmãs, na família de Deus.
Durante todo o dia, era visível que cada um dos presentes abraçou, logo e com alegria, essa meta e, nessa atmosfera cada momento foi se delineando e enriquecendo a jornada.
A programação incluiu um breve relato sobre a Mariápolis de 1964 em Lorena, com testemunho de pessoas participaram daquele primeiro encontro na região; um resumo da História do Ideal de Chiara Lubich e várias experiências da vida, não só no campo familiar e pessoal como também nos âmbitos profissionais, com outras famílias e na sociedade onde estão inseridos.
Nesta jornada também foi apresentado o trabalho de Cidade Nova, editora do Movimento que divulga a Cultura da Fraternidade através de sua revista “Cidade Nova”, dos livros, vídeos e CDs. Os participantes foram motivados a assinar a revista e contribuir para a irradiação desta “obra da Obra” (visto que o Movimento dos Focolares também é chamado Obra de Maria).
No período da tarde, o arcebispo de Aparecida Dom Damasceno esteve na Jornada, dirigiu uma saudação carinhosa aos participantes, ressaltando a relevância do tema “Sua Casa entre Nós” e que a família deve ter sempre a presença de Deus para que produza bons frutos na sociedade.
Dom Damasceno manifestou o desejo de que, no próximo ano, a Jornada seja em Aparecida, e encerrou sua participação saudando o bispo de Lorena, Dom Benedito Beni dos Santos, que presidiu a missa de encerramento, às 16h30.
Entre as impressões deixadas, por escrito, pelos participantes, destacamos a de um jovem da Fazenda Esperança:
“Venho de uma espiritualidade Adventista, mas nunca estive com o coração tão aberto e receptivo. Devo tudo isso aos ensinamentos focolarinos. O ecumenismo apresentado aqui é algo realmente divino. É impossível não se contagiar com Jesus no meio. Se algum dia alguém me perguntar onde estava Jesus no dia 20 de setembro de 2009, eu saberei responder: Ele estava aqui, em Lorena!!!”
Parabéns às pessoas que organizaram a Jornada e, depois, tiveram o carinho de fazer esse breve relato, partilhando com quem não pode ir, toda a riqueza dessa vida em comunidade.
ResponderExcluirMuito bom colocar fotos aqui, assim podemos ver a dimensão de como foi aquele dia.
ResponderExcluirNesta semana gravei estas fotos no computador e passei para as pessoas da palavra de vida, é bom darmos as noticias à família e ainda por cima utilizando a tecnologia para nos favorecer.
Minha mãe me disse que uma pessoa que foi na jornada estava na palavra de vida desse mês, achei realmente muito interessante, isso significa que Jesus no meio está contagiando, se fizermos a nossa parte, ele tocará o coração das pessoas.
Td unidade!
Fernanda Faria - Gen2